quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sumário de Urina X Sadismo

Era mais um caso clínico. O preceptor (médico chefe), diante da paciente e dos acadêmicos de medicina, iniciou em alto e bom som a descrição minuciosa do sumário de urina ((informalmente chamado de exame de urina) do paciente em questão, utilizando termos técnicos para acrescentar aos pupilos com aprendizado, já que tratava-se de uma aula prática em um hospital qualquer de ensino. A paciente, uma jovem, ouvia atentamente, mesmo não compreendendo nada do que ouvia.


"Então, pelo sumário (de urina) temos: urina de densidade normal, pH normal, urina de coloração turva e na avaliação dos sedimentos urinários temos: proteinúria (proteínas na urina), hemoglobinúria (hemoglobina na urina), bacteriúria (bactérias na urina), leucocitúria (leucócitos na urina). E a jovem paciente refere como sintomas: disúria (dor ao urinar), hematúria (sangue na urina) e noctúria (urinar mais de 3 vezes durante a noite). Então estamos diante de um quadro clássico de cistite ou infecção urinária baixa".

Um dos alunos, mostrando interesse pelo caso, pergunta diretamente para a paciente quantas vezes ela tinha praticado relação sexual na última semana, já que aumento da frequência de relações aumenta o risco de infecção urinária. A paciente, tranquila e segura, respondeu que sinceramente não sabia, pois na última semana havia perdido a conta de quantas vezes havia transado. O aluno, prontamente, virou ao professor e disse: "Professor, no exame faltou descrever que a paciente também tem LUXÚRIA!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário