sábado, 21 de março de 2009

Jessier Quirino, um gênio.























Ontem (dia 21/03) fui com amigos assistir o show do poeta/repentista/humorista/músico/escritor Jessier Quirino, um artista de Campina Grande que usa o amor pelo Nordeste como inspiração para seu trabalho inacreditável. Além de sua memória imensurável, o poeta proclama descrição de ambientes tipicamente sertanejos, como uma venda da esquina, por exemplo. Abaixo uma descrição que retirei de seu próprio site. É possível ter uma noção boa da grandiosidade desse elemento do Nordeste (CDs, DVDs, livros...). Hoje ele faz show em Sobral, a Princesinha do Norte. "Isso é 'cagado e cuspido' Paisagem do Interior..." (letra completa: http://vagalume.uol.com.br/jessier-quirino/paisagem-de-interior.html)



RECITAL (retirado integralmente do site http://www.jessierquirino.com.br/)


"Defendendo sua poesia a golpes de declamações por todo o Brasil em tons solenes e brincativos, Jessier apresenta um dos espetáculos mais autênticos da atualidade, num verdadeiro mergulho no universo da poesia.

RECITAL COM FUNDO MUSICAL: o poeta apresenta-se declamando poemas autorais e contando causos de nordestinidade apurada, numa performance que varia de 45 minutos à uma hora e vinte (de acordo com a programação do evento), fazendo-se acompanhar dos músicos: Vitor Quirino (violão clássico), André Correia (violino) e Matheus Quirino (percussão), que dão um tom solene ao espetáculo. Letinho (violão) e China (percussão) participam dos espetáculos mais elaborados.


RECITAL EM FORMATO SOLO: o poeta apresenta-se sozinho, feito boi de arado, recitando poemas autorais e causos de nordestinidade apurada, numa performance de 45 minutos à uma hora de acordo a programação do evento."

Os Links a seguir trazem a entrevista completa (em 3 partes) de Jessier Quirino no Jô Soares dia 02/07/2009:
Ontem, apesar das tentações do sábado à noite, vou para o Sítio do Pacheco dormir com meus pais por opção. Conhecer a Pick-up D-10 1975 que meu pai turbinou, além de estudar naquele ambiente silencioso e bucólico...

2 comentários:

  1. A Entrevista do Jô Soares foi dia 02/07/2008 e não 02/07/2009! rs

    ResponderExcluir
  2. Eu tive ja a oportunidade e o orgulho de ouvir varios de seus trabalhos e, aqui, agora, neste exato momento, so queria agradecer ao poeta Jessier por ter me dado tanto prazer em taos bons momentos de minha vida como os que me dediquei a escutar os seus "causos".
    Perdao por qualquer erro de grafia mas e que estou digitando em um teclado dos Estados Unidos, tendo vim assistir, pessoalmente, o filme onde se da tanto tiro "NUM SEI QUE LA" NUM SEI QUE LA", "NUM SEI QUE LA".

    ResponderExcluir